Não force as crianças a comer

Desde a fase da mamadeira, forçar as crianças a comer não faz bem. Fazer o bebê tomar todo o leite ou raspar o prato pode não ter nenhuma complicação imediata, mas é um estímulo a desencadear no futuro problemas como o sobrepeso, já que a criança poderá ter dificuldade em ajustar a quantidade necessária de comida para se sentir satisfeita.

Assim como os adultos, não há um padrão para quantidade de comida que satisfaz as crianças, mesmo com a mesma idade, alguns podem comer mais ou menos que os outros. Por isso, não se assuste se o amiguinho ou um dos irmãos come menos que o outro, isso é normal e não significa que ele tenha algum transtorno alimentar.

Também não é saudável forçar as crianças a comer algum alimento que ela demonstra aversão. O mais correto é investigar as causas que podem ter influenciado a não gostar daquele alimento, e assim poder ajudá-las. É importante ressaltar que não é recomendável tirar a atenção da criança enquanto ela está comendo, isso tira o interesse pela refeição e não é saudável. A hora de comer deve ser apenas a hora de comer e não deve ver televisão, brincar ou jogar.

Apesar da correria do dia a dia, a alimentação dos pequenos é algo que precisa de atenção e influencia diretamente em seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Tente acompanhar de perto o preparo dos alimentos do seu pequeno e faça o momento da refeição ser prazeroso. Cobranças exageradas podem gerar ansiedade e estresse. Não se esqueça também da rotina, ter disciplina e horários para comer é muito importante para a criança.

Leave a reply